Nos dias 15 e 16, Secretários, técnicos e gestores das secretarias municipais e estadual de educação participam de um encontro para socialização dos Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco - Saepe 2015, que aconteceu no auditório do Hotel Portal de Gravatá, no Agreste do Estado.

Os resultados do município de São Bento do Una apresentam uma grande avanço no aprendizado do estudantes nas áreas do conhecimentos de Língua Portuguesa (4,0%) e Matemática (4,8%) em relação aos anos anteriores. Incluse este ano, São Bento supera a média estadual. Confira nos gráficos abaixo.

 “Estávamos apreensivos e ao mesmo tempo confiantes na melhoria dos resultados, mas não imaginávamos uma evolução tão grande”, afirmou Adriana Kelly, Coordenadora Municipal de Avaliação Externa do Saepe.

A avaliação aconteceu em novembro com as turmas de final de ciclo, 3º, 5º e 9º anos. O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar.  O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

 

 

RESULTADO DO SAEPE – 2015 (MUNICÍPIO: SÃO BENTO DO UNA)

EVOLUÇÃO DO PERCENTUAL DE ESTUDANTES POR PADRÃO DE DESEMPENHO

 

 

 

 

COMPARATIVO DA PROFICIÊNCIA ENTRE O ESTADO

DE PERNAMBUCO E O MUNICÍPIO DE SÃO BENTO DO UNA