De 12 de junho até 12 de agosto, este é o período para a escolha dos livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental em 2017 através do Programa Nacional do Livro Didático. Juntos, gestores, equipe pedagógica e professores, avaliam as coleções e realizam a escolha da melhor opção para sua escola e para o município, a serem utilizadas nos próximos anos.

A análise foi realizada pelas escolas nas aulas atividade pedagógica, em encontros de formação de Língua portuguesa e Matemática e em encontro específico para os demais componentes curriculares. A escolha dos livros é definida partido da realidade pedagógica da escola. E Como primeira opção estão as seguintes coleções:

  • Arte – Por toda parte – FTD
  • História – História, Sociedade e Cidadania – FTD
  • Ciências – Projeto Araribá – Editora Moderna
  • Geografia – Expedições Geográficas – Moderna
  • Inglês – Team up –Macmillan Education
  • Língua Portuguesa – Universos da Língua Portuguesa – SM
  • Matemática Projeto Teláris – Matemática – Editora Ática

O Programa Nacional do Livro Didático tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

A Escolha do Livro didático é realizada a cada três anos. Assim, a cada ano, o Fundo Nacional da Educação Básica (FNDE) adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. O trabalho é feito em parceria com os municípios e equipes gestoras e professores.

Mas, tudo começa com um edital que especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.