Representantes da Secretaria de Educação e do Núcleo Nós Podemos São Bento do Una participaram da Solenidade de Lançamento do Prêmio ODS Brasil em Pernambuco, ocorrida na última quarta-deira(16),  na sede da Amupe, em Recife-PE

 O Prêmio ODS Brasil tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. O Prêmio contribuirá também para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

O Programa Estou Presente Professor, desenvolvido pelo Governo Municipal de São Bento do Una, através da Secretaria de Educação, foi uma das três práticas, alinhadas com a Agenda 2030,  apresentada durante o evento, pela Secretária de Educação do Municipio, Mirian Almeida.

O Programa foi finalista no prêmio ODM em 2012, objetivos que antecederam os ODS. Criado em 2005 para combater a evasão escolar. Em louvor a ação do Estou Presente Professor, o município saiu de um índice de 17,8% em 2004, para 0,27% em 2017. As premissas do Estou Presente são: a erradicação da evasão escolar através do monitoramento e acompanhamento individual dos estudantes; elevar a aprendizagem; reduzir a reprovação e combater a distorção idade série. Tudo isso feito de forma integrada com todas as escolas, demais secretarias do governo municipal e auxílio do Conselho Tutelar, Ministério Público, Organizações não governamentais e igrejas.

 

Além do Programa Estou Presente Professor, o Seminário de Divulgação do Prêmio ODS Brasil também contou com a apresentação de mais duas práticas que estão alinhadas com a Agenda 2030, inclusive uma delas foi contemplada pelo Prêmio ODM. Foi o Projeto Canguru do IMIP, que de tão importante tornou-se um método adotado como política pública obrigatória nas maternidades de todo o país. 

A experiência de reuso da água em Afogados da Ingazeira, trata-se do tratamento dos efluentes de esgotos para irrigação do gramado do campo de futebol do time do município. O time Afogados conseguiu chegar a primeira divisão do Campeonato Estadual graças aos incentivos do Governo Municipal. 

Estiveram presentes na solenidade, representantes do Governo Federal, Estadual, Organizações Não Governamentais, Setor Empresarial, Municípios e Universidades. O público presente também foi plural como os ODS, diversas instituições estavam representadas, prefeitos, secretários municipais e público em geral. Para abrilhantar o evento, apresentação do grupo de Maracatu do Movimento Pró Criança e feirinha de artesanato com a ONG Moradia e Cidadania.

 O presidente da Amupe e representante da CNM na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (CNODS), José Patriota, disse estar feliz com a pluralidade do auditório, reconhecendo que não é fácil articular a diversidade. “Mas é o único caminho que tornará possível vencer tantos desafios. Os ODS são superiores a qualquer tipo de diferença, pois o que está em jogo é a humanidade, a qualidade de vida das pessoas. Não tem espaço para exclusão nesse caminho, só tem espaço para mais ações”, ponderou.  A vice-presidente da Amupe, Ana Célia, prefeita de Surubim reiterou a importância do tema, lembrando que foi amplamente explorado no 5º Congresso Pernambucano de Municípios.

O evento ainda contou com as participações do Sebrae, onde Fernando Clímaco explicou como a  atuação junto aos micro empreendedores individuais ajuda a diminuir a desigualdade e pobreza, parte das metas da Agenda da ONU; Alessandra Nilo, da Abong (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais) que informou estar finalizando o relatório das ações da Sociedade Civil Organizada alinhadas aos ODS, documento que será encaminhado a ONU em setembro; e por fim, a pró-reitora de Extensão da UFPE, Maria Christina, que explicou como a Academia tem tentado chegar mais perto dos municípios e da população através de projetos como UFPE no Meu Quintal e da Rede de Municípios Saudáveis. Pedro Gass, chefe da Missão Semiárido do Unicef aproveitou a oportunidade para convocar os municípios a participarem do Selo Unicef, que está alinhado com 7 dos 17 ODS e promove o compromisso, a atenção e o cuidado com a infância junto aos gestores públicos.