PROJETO NOVA MÚSICA NA ESCOLA

 

     A música é fundamental para o desenvolvimento emocional, intelectual e, especialmente, um poderoso instrumento de transformação sociocultural dos estudantes. Tendo isso como ponto de partida, e sobretudo, com o advento da Lei nº 11.769/08 que alterou a Lei Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96, tornando a música um conteúdo obrigatório no ensino geral de Artes nas escolas de Educação Básica.

      Em consonância com esse entendimento, a Secretaria de Educação do Município de São Bento do Una vem desenvolvendo Projetos Musicais nas escolas que exploram as mais diversas potencialidades dos estudantes, bem como, trabalha a valorização das expressões regionais, em especial a de Pernambuco.  

     Destaca-se com isso, o fortalecimento do celeiro artístico e cultural do nosso município, jovens talentos que enriquecem o cenário da música popular brasileira.

     A música, é sem dúvida uma linguagem que permite trabalhar a criatividade, a memória, a concentração e a autoestima. Benefícios que em um contexto interdisciplinar ampliam as capacidades dos estudantes de desenvolverem seus potenciais, tanto no ambiente escolar como  fora dele. E, em um panorama mais abrangente, tem um papel fundamental para afastar crianças e jovens em situações de vulnerabilidade social, pois preenche o tempo, muitas vezes ocioso, assim como cria dentro deles um sentimento de pertencimento e o vislumbre de oportunidades.

     O Projeto Música na Escola vem sendo vivenciado de forma exitosa nas escolas de tempo integral Escola Municipal Professor Valdiro Cordeiro dos Santos, Escola Municipal de Tempo Integral Professor Walderes Lima de Brito e Escola Municipal Mônica Cristina da Silva Braga com a oferta de diversas oficinas musicais e o ensino de diferentes instrumentos como: violão, sanfona e flauta doce.

     Outra ação do Projeto Nova Música na Escola foi a revitalização das bandas marciais nas escolas Municipal Ester Siqueira de Souza, Colégio Cônego João Rodrigues e Escola Municipal Antônio José de Santana, que trouxeram de volta um orgulho histórico-cultural são-bentense. Esse Projeto conecta o jovem à história do seu município, e assim, ajuda a construir sua própria identidade como um ser irradiador de cultura.